terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O Jogo de 2010 já começou (Parte I)

É meus amigos, mais cedo do que muitos pretendiam, parece ter começado o intenso jogo eleitoral de 2010. Nos muitos cenários que se anunciam tudo poderá acontecer, até mesmo porque nem o jogo dos presidenciáveis está perto de ter as estratégias definidas.

Candidaturas presidenciais certas me parecem ser apenas a de Serra pelo PSDB paulista e a de Dilma Roussef pelo esquema Lulista. Falo em PSDB paulista e em esquema Lulista porque já começa a se tornar evidente que tanto o PSDB como parte do PT podem rachar caso venha a se configurar uma realidade que está a mercê do TSE.

Como ficará o cenário Serra X Dilma no caso do TSE se declarar na consulta feita pelo Deputado Miro Teixeira (PDT), em que o deputado federal que mudar para um novo partido, recém fundado, além de não praticar infidelidade partidária, posto que estaria mudando para um novo ideário partidário, ainda puder levar consigo o tempo de televisão relativo a sua vaga para o novo partido? E se o candidato do novo partido que viria a ser fundado fosse Aécio Neves? E se junto com Aécio boa parte do PSDB não paulista e uma parte do PMDB, ligado a Michel Temer, visto que esse não tem o domínio do PMDB paulista, que inclusive já embarcou na candidatura Serra via Orestes Quércia, migrasse para esse novo partido para apoiá-lo rifando definitivamente a candidatura paulista? E se a frente de esquerda composta por PSB, PDT e PC do B fecharem com essa candidatura de centro indicando Ciro Gomes (PSB) para a vice de Aécio? E se os diversos petistas que hoje encontram-se insatisfeitos com a candidatura Dilma, como ressentemente se pronunciou José Dirceu em encontro em São Paulo, dessem apoio velado no primeiro e oficial no segundo turno a esta candidatura nova contra a de Serra, inimigo número um do PT de São Paulo?

É, ainda são muitos sis...

Hoje o cenário parece fácil, mas ainda muitas águas passarão por baixo dessa ponte. E depende da decisão do TSE no final do semestre muito do que irá acontecer. Quem sobreviver verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário